Ser jornalista também faz parte da minha vida profissional

A profissão de jornalista integra a minha terceira reinvenção de carreira. Buscar informações corretas, pesquisar, analisar e identificar o que está por trás dos fatos que nos deparamos no dia-a-dia são competências do Jornalismo ético, que tem compromisso com a verdade, os fatos e a sociedade.

gravatar denise

Mas também são competências e habilidades que adquiri ao longo de mais de 20 anos de estudos na área de Comunicação. Eu me formei na graduação em 2008, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi com muito esforço, dedicação e investimento de tempo e financeiro, que conquistei o meu diploma.

 

Eu trabalhava o dia todo como técnica na área de informática (dando manutenção em hardware e software), atendia em plantões aos finais de semana e feriados. Tinha uma rotina bem estressante, pegava trânsito para visitar clientes e tinha prazos curtos de atendimento e solução a serem cumpridos. Mas, mesmo com esse trabalho que me consumia bastante, com muita força de vontade consegui cursar a faculdade de Comunicação, que era meu sonho, desde criança.

 

Sou grata a Deus, primeiramente por essa conquista, aos meus pais pelo apoio incondicional, meus irmãos, familiares, amigos, colegas, professores e ao meu trabalho como técnica na época, que possibilitou que eu me mantesse e também pudesse custear financeiramente toda a graduação e as despesas relacionadas a ela.

 

O que eu aprendi com o Jornalismo e como jornalista vai estar sempre comigo. Todo o conhecimento que adquiri faz parte da minha vida. Atuar como jornalista foi minha terceira reinvenção de carreira, em 2014. Eu deixei de atuar como técnica em telecomunicações (outro diploma que possuo) para atuar como jornalista profissional.

 

Como jornalista, inicialmente fui trabalhar em uma redação de jornal, mas vi que não era o meu perfil. Plantões aos finais de semana, o estresse do cotidiano me lembrava tudo o que eu havia passado quando atuei como técnica de 1997 até 2013. Coisas que eu já não queria mais na minha vida. Já que meu foco era qualidade de vida.

 

Então, escolhi trabalhar com assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, que são funções regulamentadas e desempenhadas por jornalistas profissionais. Essa foi minha quarta reinvenção de carreira.

 

Até 2015 atuei em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Mas em 2016 resolvi empreender e abrir a minha própria empresa. Meu objetivo era oferecer serviços especializados na área de Comunicação. Como se sabe atualmente, é uma área bastante ampla, especialmente com a crescente procura pelo marketing digital e a necessidade de marcas, empresas e pessoas estarem presentes nas redes sociais. Eu havia cursado uma pós-graduação em Comunicação Estratégica, então estava pronta para trazer algo novo.

 

Atualmente estou com um quadro bem reduzido de clientes na prestação de serviços de assessoria de comunicação, de imprensa e mídias digitais. Foi uma escolha que fiz para poder disponibilizar mais tempo para me dedicar a outros projetos profissionais, que envolvem o trabalho de Comunicação, mas que entregam algo mais.

 

Sou uma pessoa que estou sempre antenada com as mudanças de comportamento das pessoas e estou sempre me reinventando. Assim como a Tecnologia e a Informática fazem parte da minha vida profissional, o Jornalismo também tem o seu lugar.

 

Sigo em frente. Sou grata por todo o aprendizado e por cada cliente que atendi ao longo de toda a minha vida profissional.  Continuo em busca constante por uma comunicação leve e fluida, que faça a diferença na vida das pessoas.

Denise Rasmussen