Assessoria de imprensa: quem precisa e no que ajuda
Profissionais da área de desenvolvimento humano têm procurado cada vez mais por esse serviço. Quando um profissional, empresa ou instituição tem visibilidade na imprensa, a sua presença de marca se fortalece na sociedade, podendo atrair mais clientes.
Quando procurar pelo serviço de assessoria de imprensa
A empresa ou profissional interessado quando contrata o serviço de assessoria de imprensa é porque sente que o seu trabalho tem relevância social. Ou seja, que ao aparecer em veículos de comunicação o seu trabalho vai impactar positivamente as pessoas e, conquistar credibilidade.
No caso de quem atua com prestação de serviço ou venda de algum produto, o fato de estar sendo visto poderá atrair mais clientes. Mas, para que isso ocorra é pré-requisito que o conteúdo que irá oferecer gratuitamente para os veículos de impressa tenha interesse público.
Como exemplo, um advogado trabalhista pode ser convidado a falar alguma mudança que venha a ocorrer na Legislação Trabalhista, ou comentar algum caso que tenha tido notoriedade na imprensa.
O advogado presta um serviço de utilidade pública para a população ficar informada sobre aquele determinado assunto. Obviamente, o veículo irá se referir ao profissional informando sua especialidade jurídica e seu nome para conferir credibilidade ao falar do assunto. A imprensa não vai divulgar o nome do escritório que ele atua, por exemplo. Se fizesse isso, não seria prestação de serviço, mas poderia ser considerado publicidade. Inclusive, no caso de advogados, existe o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil que determina o que é considerado ou não publicidade, com proibições.
Assessoria de imprensa não garante veiculação na imprensa
É preciso deixar claro para as pessoas que querem contratar o serviço de assessoria de imprensa que, ao realizá-lo, não terá garantia de veiculação na imprensa. É necessário que o conteúdo tenha relevância social, que haja interesse do veículo em publicar e, que o assessorado esteja disponível para uma possível participação, seja em TV, rádio, Web ou entrevista por telefone para veículos impressos ou de Web.
O trabalho do assessor de imprensa
O trabalho do assessor de imprensa consiste, basicamente, em preparar seu assessorado para conceder possíveis entrevistas nos mais variados tipos de veículos de imprensa, produzir releases para despertar o interesse da imprensa, enviar esses releases para os veículos de interesse em veiculação, atender os jornalistas destes veículos, facilitando o trabalho deles e acompanhando todo o processo até a finalização da entrevista ou reportagem.